Rio de Janeiro – o Centro e o legado das Olimpíadas
14/11/2016

Ilha Fiscal – Cenário do Último Baile do Império

img_2848Neste verdadeiro castelo Neogótico no meio da Baía de Guanabara foi realizado o último Baile do Império comandado por D. Pedro II, apenas alguns dias antes da Proclamação da República.

O local pode ser visitado por meio de um passeio que se inicia no Espaço Cultural da Marinha, próximo da Praça Mauá.

O transporte até a ilha é feito em escuna da Marinha e o passeio todo leva 2 horas. A embarcação oferece banheiros e bebedouros e o trajeto proporciona vistas incríveis do Rio e dos aviões que partem e chegam do Aeroporto de Viracopos.

Chegando-se à ilha percebe-se porque D. Pedro escolheu o local para um necessário posto alfandegário.

A incrível visão da Baía para controlar os navios mercantes estrangeiros da época e a bela disposição da ilha em local estratégico foram razões suficientes para que ele mesmo inaugurasse em 1889 a Ilha Fiscal.

paisagens-unicas-durante-o-trajeto

paisagens-unicas-durante-o-trajeto

O prédio que teve sua restauração na última década do século XX ostenta requintadas cantarias e vitrais que chamam atenção com a aproximação.

a-fachada-da-ilha-fiscal

a-fachada-da-ilha-fiscal

Em seu interior as curvas das escadas e o salão superior lembram construções francesas do século XV, com pedras de gnaisse retiradas de um antigo morro local, polidas pela técnica portuguesa da cantaria.

Os brasões e arcos do teto, assim como os vitrais Ingleses coloridos a fogo destacam a qualidade do trabalho e apresenta um dos aspectos mais interessantes da Ilha.

vitrais-ingleses-coloridos-a-fogo

vitrais-ingleses-coloridos-a-fogo

a-magnifica-cantaria

a-magnifica-cantaria

O relógio de quatro faces que funciona com precisão até hoje atendia as necessidades dos navegadores de qualquer lado e de longe, pois seus mostradores medem 1,80 m.

O passeio é organizado por guia local que conta a história do baile, fala sobre o prédio e apresenta a exposição da Marinha localizada no interior do prédio.

mesa-representativa-do-jantar-do-ultimo-baileServiço

Espaço Cultural da Marinha

End.: Boulevard Olímpico, Praça XV, Rio de Janeiro, RJ

Fone: (21) 2532-5992 / 2233-9165

https://www1.mar.mil.br/dphdm/espaco-cultural-da-marinha

.

Oferecimento:

viacaocometa.com.br

Logo Cometa Tradicional