Vinhos do Porto e Douro apresentam seus rótulos em SP

Vinhos do Tejo, versão Olhar Turístico da Grande Prova Anual, no Consulado de Portugal em São Paulo
Degustação Vinhos do Porto e Douro em São Paulo

Vinhos do Porto e Douro apresentam seus rótulos em SP

KODAK SMART LENS Camera

KODAK SMART LENS CameraEm mais uma degustação de vinhos Portugueses, desta vez o Hotel Intercontinental recebeu os vinhos da região do Porto e o Douro.

Vários importadores expuseram seus rótulos e ofereceram para degustação a centenas de jornalistas numa noite de muito aroma, sabor e histórias.

Na entrada do evento taças são entregues aos visitantes para experimentar os mais valiosos vinhos daquelas regiões da Terrinha.

O Vinho do Porto é um vinho natural, fortificado e dotado de maior teor alcoólico, originário da região do Douro. O vinho é produzido exclusivamente com uvas tintas da região do Douro. A cidade do Porto serviu de inspiração para o nome, pois de lá é exportado desde o século XVII para todo o Mundo.

Além da fermentação interrompida, o vinho do Porto tem seu principal diferencial no terroir da região do Douro, com clima e castas ideias para sua criação.

Em sua maioria os vinhos do Porto são doces e de três tipos principais.

O Porto Branco é jovem e frutado e é categorizado como seco, meio-seco e doce.

O Porto Ruby é muito frutado, de cor escura, com sabor de frutas vermelhas e características jovens.

O Porto Tawny tem tons mais claros que os vinhos tintos, com sabor de frutas secas. Quanto mais envelhecidos, mais aromas de frutas secas e madeira, tostado, café, chocolate, mel…

Veja alguns dos rótulos degustados pelo Olhar Turístico durante o evento:

O Taylor Chip Dry é um vinho do Porto Branco Seco, sugerido para abrir o apetite, enquanto estiver esperando uma mesa em um restaurante ou de entrada, servido gelado. Em Portugal também é consumido em drink chamado Portônica, parecido com o gin tônica.

KODAK SMART LENS Camera

Chip Dry – Porto Branco Seco

KODAK SMART LENS Camera

Portônica, drink popular em Portugal

Receita do Portônica:

  • 50% Chip Dry
  • 50% Tônica
  • Hortelã
  • Gelo

.

 

KODAK SMART LENS Camera

Para nós, o melhor do Douro

Manoela domina a boca, um dos melhores da noite!

Vinho de vinha de 35 anos, em meio as vinhas centenárias, feito com uvas pisadas em lagar, tem taninos arredondados e bom volume.

Em entrevista com os profissionais, soubemos que a Real Companhia Velha é a mais antiga produtora de Porto, com 260 anos e responsável pela demarcação da região do Douro.

KODAK SMART LENS Camera

Entrevista com a Real Companhia Velha

Dica de uso dos vinhos que precisam respirar, como o Vinhas Velhas Reserva:

“Abre a garrafa em casa, coloque o vinho no decanter e deixe por 2 horas. Devolva na garrafa e leve para o restaurante.”

Agradecemos mais uma vez pelo convite para mais um super evento de degustação dos vinhos Portugueses, sem dúvida nenhuma, dos melhores de todo o Mundo. Após as degustações do Tejo, Alentejo e agora Porto e Douro, fica difícil decidir qual a melhor região, o país é um dos mais ricos em terras para vinho no planeta. Parabéns ao produtores e importadores dos vinhos Portugueses!

Para nós é uma tarefa das mais prazerosas degustar e promover os vinhos de Portugal, pois o nível de qualidade dos vinhos não permite erros. É só escolher certo, de acordo com a ocasião.

Além de tudo, as degustações são momentos de network e descontração.

KODAK SMART LENS Camera

Começamos a degustação assim