Ícone do site Olhar Turístico

Caldo Verde – A receita Portuguesa do Minho para o Mundo

Caldo Verde

Caldo Verde

O Caldo Verde teve origem na região do Minho em Portugal e se espalhou pelo país com variações de ingredientes e toques locais. Assim também aqueles Portugueses que migraram para outros países levaram a receita consigo. Na terrinha o caldo é oferecido em festas e comemorações

Caldo Verde, sopa portuguesa

Portanto atualmente este caldo  é lembrado em dias frios, como os de outono e inverno em São Paulo, no Brasil, do outro lado do oceano. Com uma considerável colônia de Portugueses e descendentes a cidade tem  a receita em sua cultura gastronômica e é considerado comfort food servido até em bares simples, em buffets de sopas ele não falta e nos restaurantes e festas típicas é quase obrigatório.

Restaurantes Portugueses em São Paulo

O ingrediente básico do prato é a batata, que é juntamente a alguns temperos cozida e transformada num quase creme após amassar ou bater.

Este creme de batatas temperadas é acompanhado então de couve. No Brasil utiliza-se a Couve-Manteiga, muito similar à Couve-Galega original do prato com folhas um pouco mais crespas. O segredo é a verdura ser cortada em fatias muito finas para liberar o sabor e a cor que dá nome ao prato.

Em alguns locais adiciona-se carne, como choriço ou bacon, mas também utiliza-se a Linguiça Portuguesa, um embutido 100% suíno, curado e defumado. Este ingrediente é adicionado por último e é preparado separadamente para manter a carne saborosa e de textura crocante dentro do caldo.

Linguiça Portuguesa

Em Portugal a Broa de Milho é utilizada como acessório para acompanhar o prato.

Seja para alimentar os lavradores desde o século XV até os ávidos comensais de todas as colonias Portuguesas no Mundo, uma das melhores receitas de caldos é o Caldo Verde.

 

Sair da versão mobile