Ícone do site Olhar Turístico

Cozinha Pernambucana – Restaurante Mocotó

 

Seu Zé Almeida

A história deste típico e premiado restaurante da Zona Norte da capital paulista tem início no Sertão Pernambucano onde nasceu o Senhor José Oliveira de Almeida. Como muitos Nordestinos que migraram para São Paulo, “Seu Zé Almeida” teve uma trajetória difícil, dividiu moradia e trabalhou em muitos lugares, até que abriu uma Casa do Norte com os irmãos.

Desde 1973, já em seu próprio bar na Vila Medeiros testemunhou enorme sucesso do local, com clientes ávidos pelo tradicional Caldo de Mocotó servido no bar e empório de produtos do Norte.

Com o crescente público a casa ampliou para imóvel em frente, fechou o endereço original e encerrou as atividades de empório para se concentrar no “restaurante botequim”, como é definido pelo crítico Arnaldo Lorençato, da Veja.

O local, que por motivos notórios sempre tem filas, parece mesmo um botequim no salão de entrada, com ampla prateleira no bar e grande oferta de cachaças e produtos com a marca Mocotó expostos no balcão. A cozinha pode ser percebida por janelas de vidro pintadas com os nomes dos pratos. Movimentado todos os dias o restaurante conta com uma equipe muito bem treinada e por vezes agraciada com a presença do simpático Seu Zé.

Salão interno do Mocotó

Criações do pai são relidas pelo filho consagrado,o Chef Rodrigo Oliveira que comanda a casa atualmente. Da cozinha saem preciosos ícones da culinária Pernambucana com toque de maestria gastronômica, o que se traduz em pratos muito bem feitos e de sabor inconfundível.

Caipirinha Três Limões

No bar o destaque fica por conta das brasileiríssimas Caipirinhas, em formas originais e deliciosamente inteligentes. É o caso da Três Limões com Açúcar de Baunilha e Especiarias. O resultado acompanha o nome bonito e surpreende. As diferentes formas, sabores e acidez do limão Taiti, do Cravo e do Siciliano são percebidas numa receita super bem elaborada.

O açúcar de baunilha é um destaque a parte, composto por vários ingredientes como em uma farofa. Cravo, anis, baunilha, canela…

Outra notável é a caipirinha Maria Bonita, feita com frutas típicas e hortelã. A cachaça é misturada com Caju, Cajá e Maracujá e o resultado é um pouco do sabor das frutas da terra pra abrir o apetite.

Para celebrar o nome do restaurante, a estrela da casa, o Caldo de Mocotó. Uma entrada que encontra suas referências na alimentação dos escravos Africanos e na semelhança Ibérica, em receitas como nos Callos a La Madrillena da Espanha ou o Caldo de Mão de Vaca Português, aliás a tradução de Mocotó em Tupi Guarani é Mão de Vaca.

Conheça outras cozinhas em SP – A Mesa do Mundo

No Restaurante Mocotó a cremosidade e o sabor encorpado explica o sucesso histórico desta receita. Não deixe de experimentar! Imperdível!

Caldo de Mocotó que deu nome ao Restaurante

Imperdível também uma das mais famosas receitas do Chef Rodrigo, os Dadinhos de Tapioca. Até a farinha utilizada no Mocotó vem do Pernambuco. São cubinhos de tapioca com queijo coalho dourados e servidos com molho de pimenta agridoce. Comida Brasileira com design e alta qualidade gastronômica que contempla ingredientes genuínos.

Dadinhos de Tapioca

Um dos pratos mais populares do Mocotó está na sessão dedicada aos atolados. É o Atolado de Bode, que aparece para homenagear o gosto pelo caprino na culinária nordestina de Pernambuco. Aqui a receita do Chef Rodrigo Oliveira usa o jovem cabrito, de cozimento mais rápido que o bode, que é guisado à moda sertaneja, dourado no forno e servido com mandioca, tomatinho, cebolinha, azeitona e cheiro-verde. A beleza da aparência do prato é acompanhada por sabor rico em detalhes dos temperos.

Atolado de Bode

A doçaria de Pernambuco é uma das mais desenvolvidas da Cozinha Brasileira e a Cartola é uma de suas maiores representantes. Tanto que a receita é considerada Patrimônio Imaterial do Estado. Portanto para conhecer mais da cozinha Pernambucana vale a pedida da Cartola do Engenho, um clássico que combina banana, queijo-manteiga, farofinha de açúcar e canela. O queijo é típico nordestino e a receita era historicamente preparada nas casas grandes dos engenhos.

Cartola de Engenho

O Mocotó une cultura e gastronomia de ponta em um mesmo endereço. Por isso é considerado um dos melhores restaurantes de gastronomia brasileira da cidade de São Paulo.

Serviço

Restaurante Mocotó
Endereço: Av. Nossa Sra. do Lorêto, 1100 – Vila Medeiros, São Paulo – SP
Telefone: (11) 2951-3056

http://www.mocoto.com.br/

Sair da versão mobile