Ícone do site Olhar Turístico

Piadina, especialidade italiana da Emilia-Romagna cai no gosto do paulistano

É da região de Emilia-Romagna no norte da Itália pratos como raviolli, tortelli, cappelletti e fettuccine já tão conhecidos e apreciados pelos brasileiros, principalmente os paulistanos que tem como principal influência culinária de suas mesas a Gastronomia Italiana, devido ao enorme movimento migratório do país europeu para o Estado de São Paulo.

Quando se trata de pão desta gastronomia logo se pensa em Pão Italiano, levemente azedo, com textura mais crocante por fora e macio por dentro. Uma outra receita de pão nasceu entre as famílias do meio rural e foi a base da comida daquela região. Provavelmente, chegou à mesa de todos os italianos por meio dos romanos, que teriam aprendido a prepará-la no Oriente Médio. Por isso, gregos bizantinos e palestinos tem pratos similares.

A Pié ou Piada, como é conhecida na Itália a Piadina nem sequer é muito conhecida por lá mesmo, pois se trata de uma receita regional que atendeu muito os italianos menos abastados do início do século passado. A piadina era servida entre as famílias para substituir o pão quando esse faltava. No século XIX, quando o prato era preparado com farinha de milho e de trigo, se popularizou por toda a Itália. A receita foi adaptada ao longo dos anos e, hoje, a piadina é feita somente com farinha de trigo.

Fachada do Piadina Tree em Moema

Salão interno do Piadina Tree em Moema

Este pão sem fermento, que precisa ter o ponto certo para ficar macio e poder ser dobrado, tem aspecto de pão sírio, com textura mais delicada e recheios bem italianos. Feita à base de farinha, água, sal e um fiozinho de azeite, a piadina é assada direto na pedra sabão. A receita nasceu entre as famílias do meio rural e foi a base da comida daquela região, depois popularizando-se por todo o país.

Como a massa é leve realça os recheios. Ela não é fermentada, o que lhe dá uma leveza muito caraterística. O tamanho e a espessura também muda dependendo da região, inclusive dos costumes próprios de cada família. Nós a preferimos fininha, como se faz na cidade de Rimini…

Abaixo a montagem da Piadina: (fotos de divulgação)

Foi por essa receita que a espanhola Naroa Nadales, que já morou na Itália e na Alemanha se apaixonou por esta receita e decidiu trazê-la para São Paulo. Em 2011 ela abriu em Moema uma piadineria com cardápio voltado para o tradicional lanche italiano. A massa é fininha como as Piadinas servidas em Rimini, na Itália.

A simpática Chef inseriu na receita ingredientes importados para trazer o sabor mais fiel possível e por isso são sucesso no cardápio a Originale que leva Prosciutto di Parma, mozzarella di bufala derretida, tomate, rúcula, azeite extra virgem e lascas de grana padano freddo.

Receita tradicional com Proscuitto

Também a Cotoletta que é um lanche típico das estações de trem da Itália, com Filé de peito de frango empanado, queijo mussarela derretido, rodelas de tomate italiano, alface americana e nossa irresistível maionese caseira.

Cotoletta

A Caramella é uma opção magra e delicada com o toque especial das cebolas caramelizadas desenvolvidas pelo restaurante. A receita inclui Queijo brie derretido, cebola caramelada, finas fatias de peito de peru, rúcula e azeite extra virgem.

Caramella, com cebolas carameladas, queijo brie e peito de peru

A Piadina da Piadina Tree apesar de relativamente nova no cardápio da cidade já conquistou por duas vezes seguidas o título de melhor sanduíche de São Paulo pelo voto popular da revista Veja Comer & Beber.

Veja a entrevista exclusiva de Naroa Nadales para o Olhar Turístico

Agora é sua vez de conhecer e se apaixonar por esta delícia que apesar de parecida com tacos, beirutes ou panquecas tem personalidade própria e diferenciada que valem muito a pena conhecer.

Os amantes de pets tem seu espaço garantido, de uma vez que a Piadina Tree não apenas aceita a presença dos bichinhos, mas também lhes serve uma deliciosa ração para comer enquanto os donos estão no restaurante.

Serviço

 

Piadina Tree
Endereço: Av. Juriti 629, São Paulo – SP
Telefone: (11)  3628-7316

http://www.piadinatree.com/

Sair da versão mobile