Ícone do site Olhar Turístico

Rodízio de Parmegianas em Jundiaí

filé a parmegiana

Um dos traços culturais mais evidentes e diferenciados da cozinha Paulista é a forte presença de elementos de origem Italiana na culinária, principalmente aquela ainda praticada por descendentes dos imigrantes que povoaram o Estado há mais de um século.

Muitos destes “Italianos” vieram para o Brasil ainda antes da formação da Itália. Trouxeram costumes e práticas culinárias que precisaram ser adaptadas ao clima e aos ingredientes disponíveis na nova morada, principalmente o Estado de São Paulo.

Como a cidade de São Paulo tinha como língua oficial o Italiano na virada do século passado, pode-se ter uma ideia da influencia desta cultura no dia a dia dos Paulistanos. No interior os imigrantes formaram Colônias e Jundiaí foi uma das principais no Estado de São Paulo.Para lá foram encaminhadas muitas famílias para trabalhar na terra. Portanto no interior do Estado, assim como na capital Paulista, a influência Italiana se sobrepõe em muito a Portuguesa na formação da cultura, notadamente a culinária.

Uma dessas famílias que perseverou e ficou em Jundiaí foi a Família Brunholi, originária do Vêneto. De geração em geração os Brunholi se estabeleceram, primeiramente com o comercio de vinhos e depois com a abertura de um restaurante, que atualmente mais parece um centro de cultura à beira da estrada.

Uma das principais atrações do restaurante Brunholi é o Filé à Parmegiana, servido há anos e um dos carros chefe da casa.

Sobre isso o sociólogo Carlos Alberto Dória, da Unicamp, faz uma crítica, em seu livro “A Formação da Culinária Brasileira”:

“O bife à parmegiana não é reconhecido como ‘coisa nossa’ porque não se encaixa na matriz de convergência étnica, em que o branco é representado apenas pelos portugueses”.

Recentemente o tradicional Filé Mignon começou a aparecer em companhia de outros componentes e o Parmegiana passou a ser servido em rodízio !?!

Isso mesmo, Rodízio de Parmegiana!

Nos primeiros sábados do mês é possível encontrar no Rodízio do Brunholi a especialidade Ítalo-Brasileira em versões que levam Tilápia (vegetariana), Frango, Linguiça Caseira e Berinjela, além da própria carne.

Em todos, o sabor do excelente molho e do empanamento com precisão são complementados com a delicada carne do peixe (filé macio e sem espinhas), ou com a leveza do frango, ou com a presença mais marcante da linguiça (feita no restaurante e levemente picante) ou a originalidade da berinjela, além do filé.

As especialidades são servidas pelos atenciosos garçons, em forma de rodízio, enquanto os acompanhamentos são trazidos à mesa, como batatas fritas, arroz branco e a deliciosa Polenta feita com Fubá produzido na propriedade.

Além do almoço, o passeio inclui a compra de vinhos, que incluem bons rótulos de uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, além de Cachaça premiada e Caipirinha própria exportada para vários países. Na loja também estão disponíveis doces, café, fubá, queijos… tudo artesanal.

Portanto, os primeiros sábados de cada mês já tem programa diferenciado para fazer com a família ou amigos, é o Rodízio de Parmegiana em Jundiaí, num local bucólico e com qualidade para atender os paladares mais exigentes.

Uma experiência gastronômica que nem na Itália será encontrada.

 

Serviço:

Villa Brunholi

Av. Humberto Cereser, 5900 Caxambu – Jundiaí/SP

11 4584-1219
11 4584-7619

 

Sair da versão mobile