Ícone do site Olhar Turístico

O que fazer em Mogi – Sabaúna oferece cenário bucólico em torno da Estação Ferroviária que virou museu

 

Estação Sabaúna em Mogi das Cruzes

Sabaúna significa Concha Preta, molusco antes presente no Ribeirão Guararema que corta a região entre a cidade de Mogi das Cruzes e Guararema.

Plataforma da Estação de Sabaúna

O atual Distrito de Sabaúna, a 20 km do centro de Mogi das Cruzes, no final do século retrasado foi Núcleo Colonial de Sabauna. Na viarada do Séc. XX dos mais de mil habitantes locais 75 famílias eram Brasileiras, 80 eram Espanholas, 28 eram Alemãs, 2 Francesas, 1 Belga, 2 Austríacas e 3 Portuguesa.

Veja também o Parque das Neblinas em Mogi

Bate e volta para Mogi de Trem Turístico

Foi durante muito tempo, primeiramente nas mãos dos Frades do Carmo, um importante pólo agricultor em torno da linha férrea, mas depois da inativação das linhas o local parece ter parado no tempo.Embora inativa atualmente a Estação Ferroviária chegou em 1893 e o prédio da antiga operação é um dos maiores atrativos da pequena e pacata localidade. O primeiro prédio era de madeira, o atual ainda em construção em 32 protegeu soldados da Revolução de 32.

Trata-se de um conjunto de construções que remontam ao período de quase 100 anos de operação (1893 a 1984).

Caixa D`água de 1916 em Sabaúna

Além do próprio prédio centenário ainda é possível caminhar pelos antigos trilhos, passar por alguns vagões inoperantes, chegar a casa dos funcionários, também secular e a uma caixa d’água de 1916, que servia a localidade e abastecia os trens.

Casas de funcionários da Estrada de Ferro

O ar de pequena cidade, com casario antigo, charretes e fachadas de casas e prédios que fazem parte da memória de muitos, além do sossego de suas ruas e ladeiras, muitas ainda de paralelepípedos, também atraem pela tranquilidade e cenário bucólico. Mas foi aqui que em meados do século passado ocorreu o famoso Assalto ao Trem Pagador.

Dentro do prédio da Estação Ferroviária funciona a Sede da Associação Nacional da Preservação Ferroviária e abriga um pequeno museu, com peças utilizadas na operação dos trens (mapas, projetos, imagens e equipamentos). Durante a visita sempre aparecerá um guia local (geralmente jovens treinados) para apresentar o Museu e contar a história em detalhes.

Atualmente são realizados eventos no local, como Carnaval com Bonecões, Mostra de Carros Antigos e a Festa do Divino há 300 anos comemorada em Mogi.

Apoio Editorial do Projeto em Mogi das Cruzes:

 

Mercure Hotel

Hotel Marbor

Cantos da Mata

Paraíso das Microrquídeas

Orquidário Oriental

Sítio Hoçoya

Fazenda 5 Pedras

Sítio Matsuo

Querência Ismael e Antônia

Sair da versão mobile