Ícone do site Olhar Turístico

Saiba mais sobre visitas a Vinícolas

livro milton assumpção viagens vinhos história

Recentemente foi publicado livro do Milton Assumpção da Makron Books, Viagens Vinhos História que tem o objetivo de facilitar aos leitores, descobrir o enoturismo e aproveitar da melhor maneira as visitas a vinícolas, do Novo e do Velho Mundo.

O guia é fruto de muitas viagens a regiões vinícolas, mas traz alguns outros destinos turísticos. Na publicação o leitor encontrará sugestões e recomendações:

O livro oferece uma leitura agradável e várias dicas interessantes, mas o Olhar Turístico ainda conseguiu uma entrevista exclusiva com o autor para esclarecer algumas curiosidades:

 

OT – Para uma família com crianças e melhor idade, qual a diferença entre visitar vinícolas e visitar outras atrações turísticas? 

Milton – Vai depender sempre da programação da sua viagem. Visitar vinícolas não é um programa para crianças, mas é sem dúvida para qualquer pessoa acima dos 18 anos, sem limite de idade. Em caso de viajar com criança, você pode programar um dia para visitar vinícolas, enquanto seu filho, com um adulto, faz um programa alternativo, e há muitos, para todos os gostos.

OT – Com quê o viajante deve se preocupar e quanto tempo deve se separar para a vista a uma vinícola?

Milton – Há vinícolas que só atendem com reserva e há outras que atendem normalmente quem for visitar. É preciso saber e programar quais vinícolas quer visitar. Reservar quando necessário e ir visitar normalmente quando não.

OT – Existem diferenças nas visitações em diferentes regiões?

Milton – De uma maneira geral são todas muito parecidas. Algumas você visita os vinhedos, a parte industrial e termina na degustação. Em outras fazem somente a degustação. Ao programar a visita é importante saber qual o tipo de visita vai haver.

OT – Quais os melhores horários para escolher visitar uma vinícola?

Milton – Depende de quantas visitas você pretende fazer por dia. Se são quatro, melhor começar as 10h00. Se forem somente duas visitas pode iniciar a partir das 13h30.

OT – Qual o melhor destino de turismo de lazer para visitar uma vinícola?

Milton – Existem regiões específicas onde visitar vinícolas é a maior atração. Por exemplo Garibaldi e Bento Gonçalves no Brasil, Mendoza na Argentina, Santiago e Santa Cruz no Chile, Alentejo, Dão e Douro em Portugal, Barolo e Toscana na Italia e na França, várias, Bordeaux, Provence, Borgonha, Champagne, entre outras.

OT – Como avaliar uma boa visita a uma vinícola? Informações disponíveis, degustações, visita às parreiras, harmonizações…

Milton – No meu livro eu valorizo saber a história da vinícola, do terroir, das castas que utilizam, os métodos de produção do vinho e finalizando com a degustação. Mas volto a dizer, depende do interesse e do gosto do viajante.

O meu livro Viagens, Vinhos, História proporciona recomendações e dicas para programar uma viagem, ao gosto do leitor para regiões vinícolas da Argentina, Brasil, Chile, França, Itália e Portugal.

 

Ficha Técnica

Título: Viagens Vinhos Histórias

Autor: Milton Assumpção

ISBN: 978-85-7680-297-6

480 páginas

2017

12,5 x 21,5 cm

R$ 89,00

Sair da versão mobile