Ícone do site Olhar Turístico

Conheça o Sevan e as receitas da gastronomia Armênia

Na região da Luz, que já abrigou tantos armênios desde sua chegada em São Paulo no final do sec. XIX existe um restaurante, com cara de lanchonete, chamado Sevan. Conheça o Sevan e as receitas da gastronomia Armênia.

Não é a única loja destes armênios que decidiram mostrar as delicias deste país e deste povo, feita com tanto esmero e primor pelo prazer do comensal. Existe outro restaurante na Bela Vista, próximo da Câmara Municipal.

O Sevan tem cardápio enxuto, com vários pratos já reconhecidos como pratos árabes, porém o tempero dos armênios é muito diferente, com os ingredientes mais picados, o uso mais intenso de ervas ao invés de especiarias da culinária árabe.

Conheça outros restaurantes armênios em São Paulo aqui!

A ocupação da Armênia pelos árabes durou por volta de 250 anos, portanto tempo suficiente para incorporar costumes em uma cultura. Bem, existem diferenças principalmente no sabor.

Para conhecer, peça o prato principal na Armênia, o Dormá, que também é uma forma de apresentar e preparar as berinjelas e abobrinhas recheadas.

Se forem os charutos, costumam chamar de Sarmá. Estes pratos são muito consumidos na armênia, assim como nos países árabes.

Aqui eles vêm super recheados, com sabores muito distintos e indispensáveis. Por conta do corte reduzido do arroz e dos demais ingredientes do recheio, percebe-se um prato novo, mais detalhado… Vale a pedida.

Nas duas casas também são oferecidas as esfihas, principalmente a de Basturmá (esta palavra será escrita de varias formas, mesmo nos diferentes restaurantes da cidade).

O Basturmá consiste em uma carne curada, e envolta em temperos à moda armênia. O Sevan oferece inovações como as deliciosas esfihas de queijo e azeitonas pretas.

Os proprietários, como já são notórios neste povo, são muito receptivos e prontos para lhe servir uma comida diversa, histórica e acalentadora.

Serviço

Sevan, R. Três Rios, 110 – Bom Retiro, São Paulo – SP
(11) 3229-8351

Sair da versão mobile