Itatiba – Oportunidade de se aproximar e interagir com muitas espécies de animais!
Juquitiba – Aventura próxima da Capital

Itu – Viaje no tempo

Igreja Nsa. Sra da Candelária

O interior de São Paulo encanta pelas possibilidades. Itu por exemplo, oferece opções de entretenimento no centro da cidade e em sua área rural. Sem exageros, a cidade “Berço da República” cativa pela simpatia de sua gente e atrações diversificadas.

Na parte urbana, encontra-se o passado de forma muito bem conservada, tanto nos museus e casarios, como nas lojas de antiguidades e igrejas.Um passeio para ser feito a pé, entrar em diversos museus e apreciar o acervo artístico das igrejas locais.

Os prédios religiosos de Itu conferem ao visitante a oportunidade de conhecer o barroco paulista e obras do Padre Monte Carmelo.

As igrejas da cidade datam em sua maioria do séc. XVIII; duas boas representações deste período são a Igreja do Carmo e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. Esta última fica na praça onde se encontram os “Exageros” da cidade, que também a tornaram conhecida turisticamente.

Os museus e locais históricos também são interessantes e agradáveis de visitar com
tempo bom. Estão abertos para visitação o Museu Republicano, o Museu da Energia e a Fábrica São Luiz. Nas calçadas vê-se a casa do Barão de Itu, o prédio do antigo colégio de padres jesuítas romanos, São Luiz e a casa que hospedou a Princesa Isabel no séc. XIX.Patio da Fábrica São Luiz

Nas lojas, encontram-se peças de várias épocas e estilos mobiliários e decorativos.

Na hora da sede e da fome, claro o Bar do Alemão com seus pratos já tradicionais. Dica: embora sua fama seja “a Parmeggiana ” , não deixe de experimentar a Torta de Côco. O serviço também agrada por sua simpatia e atenção aos viajantes.

Mas estar em Itu também significa estar no campo, na área rural, sem deixar a história deste país para trás.

O Parque do Varvito traz uma curiosidade. Imaginar-se no fundo de um lago situado em uma geleira. As formas das pedras representam um verdadeiro calendário, de acordo com sua espessura e mostram o curso dos antigos rios em suas formas onduladas. Interessante.

Outra atração imperdível é visitar a Fazenda do Rosário, com arquitetura bandeirista e ares de museu.

Trata-se de um programa de Turismo Rural, com cavalgada, muita prosa com o simpático proprietário ( João Pacheco ), um livro fotográfico para folhear na biblioteca e uma gostosa refeição no salão da casa. Também são agendadas Cavalgadas da Lua Cheia.

O Restaurante das Pedras, há 28 anos proporciona uma refeição farta, com vista bonita e tranquila, passeios a cavalo, pousada, estrutura para camping, trilhas e sossego aos seus visitantes. Fica localizado no rodoanel da cidade e pode ser reconhecido por uma grande área tomada de pedras avermelhadas no pôr do sol.

Dica: Esta é uma das cidades que mantêm posto de atendimento ao turista aberto durante o final de semana.

Os guias e recepcionistas são muito atenciosos e existe bom material com informações turísticas disponíveis.

Sempre que encontrarmos atitudes fundamentais para o turismo como esta, prestigiaremos junto aos nossos leitores. Parabéns Itu.

Serviço

Chácara do Rosário
Av. Vital Brasil s/nº Itu – SP
fone: 55-11-4023-0624
www.rural.tur.br

Bar do Alemão
Rua Paula Souza – Centro Itu – SP
fone: 55-11- 4022-4284
www.bardoalemao.com

Restaurante das Pedras
Rod. Marchal Rondon, km 98 -Itu – São Paulo
fone: 55-11-4023-1993
www.campingdaspedras.com.br