Rio de Janeiro – o Centro e o legado das Olimpíadas

Ribeirão Preto, um dos maiores pólos cervejeiros (artesanais) do país

Rio de Janeiro – o Centro e o legado das Olimpíadas

o-pao-de-acucarO Centro do Rio de Janeiro tem uma riqueza arquitetônica invejável para qualquer metrópole, com prédios centenários que encantam por opulência e conservação de sua beleza, e outros que fazem lembrar ou imaginar como foi o Rio Antigo, a Belle Epoque carioca, ou o tempo em que o Rio era a capital do Reinado de Portugal e posteriormente do Brasil. Tanto que lá residem obras de Niemeyer e abriga vários dos 300 imóveis de Art Déco do Rio.

Após a realização das Olimpíadas de 2016 vê-se o Centro do Rio em transformação, com muitas obras viárias, de urbanização e de restauração.

O Centro do Rio de Janeiro já vale uma viagem por ser um destino a parte das praias lotadas e grandes avenidas à beira mar. A região apresenta ruas estreitas e becos com características mais boêmias e ostenta algumas das principais atrações da cidade, como os Arcos da Lapa, a Cinelândia, a Confeitaria Colombo e mais recentemente a Praça Mauá com o Museu do Amanhã. O novíssimo VLT representa uma evolução no transporte local, com boa capacidade e elegância, o veículo não poluente também não faz barulho ao rodar pelas principais vias dos bairros centrais.

vlt-em-frente-ao-pier-maua

vlt-em-frente-ao-pier-maua

Para visitantes de fora da cidade, talvez a maneira mais prática de visitar o Centro do Rio seja de ônibus, pois a boa rodoviária municipal está bem próxima e é utilizada como ponto inicial do VLT. O percurso de lá até o Centro já será interessante pois inclui a Vila do Samba na Gamboa, que tem convertido antigos galpões de armazenamento do Porto, em verdadeiras fábricas de Carnaval para cada Escola de Samba carioca. No mesmo percurso está o maior mural grafitado da cidade, de criação do artista Eduardo Cobra em que apresenta faces de diferentes povos indígenas do Planeta. A obra de arte é impactante e faz pano de fundo para os trilhos do VLT na altura do Pier Mauá.

Para quem achar que o VLT é moderno demais, ainda há a opção de andar de Bondinho, o Bondinho da Lapa, que percorre os 42 arcos por cima e leva ao Morro de Santa Teresa, com suas antigas casas, restaurantes e lojas de artistas locais. O veículo é bem conservado e parte da estação pegada ao prédio da Petrobrás.

O trajeto, que começa com a visão da grande Catedral de forma piramidal percorre algumas estações e termina num largo com vários restaurantes, já com a vista da Baía da Guanabara. Com certeza uma oportunidade nostálgica de subir de bonde por ladeiras de paralelepípedos de um morro carioca. O passeio é gratuito e pode proporcionar boas fotos com tempo bom.

ares-retro-no-passeio-de-bonde-no-morro-de-santa-teresa

ares-retro-no-passeio-de-bonde-no-morro-de-santa-teresa

Por baixo, a maior obra arquitetônica do Brasil durante o período Colonial, o antigo Aqueduto da Carioca é cercado de inúmeros bares que fervem de público à noite. A noite da Lapa é uma das mais animadas da capital e é contemplada com o estilo Romântico da arquitetura do Arcos, iluminados.

Onde ficar no Centro do Rio?

Os bairros centrais da capital carioca são servidos por hotéis de todas as categorias, portanto o principal é achar um que tenha a sua cara. O ideal é que esteja bem localizado e com fácil acesso a pé ou com os transportes locais.

Recomendado: Slaviero Lifestyle

 

O que há de melhor no Centro do Rio?

Sem dúvida a nova Praça Mauá, que antes servia de chegada dos turistas da cidade é hoje a estrela da cidade. Limpa e segura proporciona uma vista dos Museu do Amanhã e do MAR (Museu de Arte do Rio), um dos símbolos da revitalização da zona portuária e vive repleta de artistas com diferentes performances, música ao ar livre a agitação de turistas para todos os lados.

mar-museu-de-arte-do-rio-o-novo-e-o-antigo-com-harmonia-na-praca-maua

mar-museu-de-arte-do-rio-o-novo-e-o-antigo-com-harmonia-na-praca-maua

Museu do Amanhã

Passeio à Ilha Fiscal

 

Onde comer no Centro do Rio?

Confeitaria Colombo

L’atelier du Cuisiner

Pra quem procura um pouco de história, a mais antiga Adega do Rio: Adega Flor de Coimbra

 

Oferecimento:

viacaocometa.com.br

Logo Cometa Tradicional